3 de novembro de 2010

Como tirar manchas

Amigos, depois desse "feriadão", estou de volta! Obaaaaaaa!!! E com mais dicas!!!

A dica de hoje é sobre manchas, ou melhor, como tirar manchas de tecidos. Consultando alguns sites, encontrei um artigo de um engenheiro têxtil, o Robson Ferreira, que achei muito interessante (e confiável!). Se não conseguir tirar sua dúvida, mande um e-mail pra ele: robson@drezett.com.br.

Deixe seu comentário e se tiver mais uma dica que não esteja nesta relação, compartilhe!!!
Beijos e até a próxima!!! Muitas bênçãos!!!



“Quanto antes agir maior será a chance de ter sucesso. Agora cuidado para não piorar a mancha ou até rasgar a roupa. Faça tudo delicadamente.


Manchas  Oleosas, Gordura ou Graxas
Você pode tentar tirar com um detergente doméstico (de cozinha), mas use um sem cor. Aplique sobre a mancha, esfregue com água, aguarde cerca de 3 minutos e ponha para lavar.

O talco também ajuda. Ele absorve parte da oleosidade. Aplique bastante talco sobre a mancha e deixe por algumas horas. Depois lave bem. Se não tiver talco, tente farinha de trigo ou ainda um papel bem absorvente, pressionando bem com para tirar o excesso.
Existem alguns produtos de pré-lavagem nas prateleiras dos supermercados que podem ajudar bastante. Olhe no verso das embalagens e procure na composição um produto chamado “tensoativo”. Ele é ótimo para tirar esse tipo de mancha. O sabão de lavar roupas também tem este tensoativo, mas em menor concentração.
Em gorduras mais concentradas, você pode molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repita a operação, desta vez embebendo a escova em água e vinagre.

Eu li em algum lugar que a margarina vegetal pode ajudar a tirar as manchas de graxa, mas sinceramente não sei como. Se alguém tentar e der certo, por favor, me avise. A margarina tem uma certa oleosidade, mas não vai estragar a sua roupa.
Você também pode usar benzina, mas tome muito cuidado, pois ela também pode manchar. Seque com um secador de cabelo à medida que for passando benzina e tome cuidado para não passar benzina demais.

Chiclete
Essa é fácil. Primeiro tente tirar o excesso com o lado sem corte de uma faca. Depois passe gelo sobre o chiclete. Ele deve endurecer e sair com facilidade. Você também pode fazer isso se grudar chiclete no seu cabelo.
Outra opção é colocar a roupa no congelador (dentro de um saco plástico) e esperar o chiclete endurecer.

Batom
Primeiro passe um tecido ou uma toalha absorvente para tirar o excesso. Cuidado para não espalhar ainda mais. Lave com detergente transparente ou branco (aquele de cozinha mesmo) esfregando delicadamente.

Se não sair, tente deixar de molho com leite morno.

Se ainda não saiu, misture removedor com um pouco de detergente neutro, esfregue a mistura na mancha suavemente e coloque para lavar.

Esfregar com álcool sobre o tecido pode resolver o problema. Deixe um outro tecido atrás para que a mancha seja transferida para ele.

Se ainda não deu resultado tente esfregar um pouco de benzina, mas nesta fase você já está correndo o risco da benzina produzir uma outra mancha no lugar do batom. Lembre de secar com secador de cabelo enquanto você passa e não passar benzina demais.
Se ainda não saiu jogue a roupa fora (talvez seja mais difícil inventar uma desculpa para explicar o fato).

Café
Este é um problema sério. Além de o café ser meio que um corante natural, normalmente ele está quente, o que ajuda a fixar a mancha. Aja rápido e lave com água bem quente (se possível fervendo) e sabão até sair. Se não deu para lavar na hora, tente remover com um tecido molhado em glicerina (fazer o procedimento por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.

Cerveja
Passe algodão com álcool sobre a mancha e lave com água morna e sabão. Se não sair, tente aplicar água oxigenada sobre a mancha, aguarde alguns minutos e lave com água quente.

Esmalte de Unhas
Use a acetona ou o removedor de esmaltes e em seguida lave com água e sabão. Sempre coloque um outro tecido atrás para que a mancha possa ser transferida. Atenção; Não use a acetona sobre um tecido de acetato. Ela vai destruí-lo.

Chocolate
Tire o excesso na hora com um tecido ou com um papel bem absorvente, com cuidado para não espalhar mais a mancha. Lave imediatamente com água e sabão.
Se a mancha for antiga, deixe de molho em leite quente por umas duas horas e depois lave. Se não sair use álcool e esfregue delicadamente. Outra opção é aplicar glicerina sobra a mancha e lavar com água morna.

É muito mais difícil tirar uma mancha de fundue de chocolate se não agir na hora lavando com água e sabão. A mancha fixa muito mais com o chocolate ainda quente.

Suco de Frutas ou Manchas de Frutas
Procure lavar na hora com água e sabão para evitar que a mancha fixe à roupa.
Se não puder lavar na hora, deixar de molho em água oxigenada, água e sabão e depois lavar com água quente e sabão é quase sempre suficiente, mas algumas manchas de frutas são mais difíceis de tirar. 

Se a mancha não sair, deixe de molho em leite morno por cerca de uma hora e depois lave com água e sabão.

Algumas manchas mais profundas podem ainda resistir. Neste caso lave com vinagre branco e álcool.

As Manchas de banana podem ser retiradas também esfregando um pouco de querosene no local. Cuidado para não esfregar demais ou pode desbotar o tecido.

Molho de Tomate
Se possível tente lavar na hora com água e detergente de cozinha sem cor. Você também pode tentar lavar com água, sabão e alguns daqueles produtos com “tensoativo” encontrados nas prateleiras dos supermercados (nós já falamos deles para tirar manchas oleosas e de gordura). Aplicar uma camada de talco no local ajuda a absorver o excesso. Você pode também utilizar amido em pó, deixando até secar bem e esfregando em seguida com escova.

Ferro de Passar
Aqui temos um problema. Se você usou o ferro muito quente sobre um tecido sintético, pode ser que ele tenha fundido superficialmente (derretido como um plástico). Pode ser que não tenha solução. Experimente esfregar em diversas direções com uma escova de roupas de pontas duras até levantar novamente os “pelos” achatados e sumir com a diferença de tonalidade.
Se for uma fibra natural, use o vapor do próprio ferro e esfregue delicadamente com uma escova de pontas suaves sobre a marca e lave com água e sabão.

Lama / Barro
É melhor removê-las depois de seco, com uma escova áspera. Se não sair, diversas lavagens seguidas vão progressivamente eliminando a sujeira. Se for deixar de molho, lembre de trocar a água várias vezes ou ela ficará lamacenta e sujará toda a roupa. Aplicar vinagre branco na água pode ajudar.

Mofo
Siga este receita: primeiro deixe de molho em água bem quente por cerca de 30 minutos. Em seguida lave em água fervente com bicarbonato de sódio. Duas colheres de bicarbonato para cada litro d’água são suficientes. Depois enxágüe em água corrente e em seguida com água e amoníaco. Utilize uma colher de sopa de amoníaco para cada 2 litros de água. Seque ao sol. Outra opção é tentar aplicar água oxigenada sobre a mancha e deixar secar ao sol.

Sangue
A mancha de sangue as vezes é bem difícil de tirar. Deixe o tecido de molho e depois lave com água fria. Usar um alvejante a base de água oxigenada também funciona bem. Outra opção é aplicar água oxigenada sobre a mancha, deixar por cerca de 15 minutos e depois lavar com água, alvejante sem cloro (água oxigenada de novo) e sabão.

Tinta de Caneta
Depende do tipo de caneta. Comece esfregando com álcool, tomando muito cuidado para não desbotar o tecido e nem espalhar mais a mancha. Sempre deixe um outro tecido atrás para que a tinta da caneta seja transferida para ele. Para tinta esferográfica você pode ainda tentar deixar algumas horas em uma vasilha com leite azedo e depois lavar bem.
Outra opção é aplicar laquê (de cabelo) sobre a mancha, deixe secar bem e lave com água e sabão. Se não sair, tente aplicar aguarrás ou removedor, deixe por alguns minutos e lave em seguida.

Desodorante e Suor
É sempre muito difícil dizer como tirar manchas de desodorante. O problema é que o desodorante reage com o suor. Existem diversos tipos de desodorantes e mais do que um tipo de suor. Algumas opções podem dar resultado, dependendo do tipo de desodorante, do tipo de suor, da mancha existente e do tipo de roupa. Você pode começar usando um tensoativo aplicando sobre a mancha por 5 minutos e depois lavar.

Apesar de eu não recomendar usar sempre, alguns daqueles produtos de pré-lavagem dos supermercados resolvem bem neste caso. . O detergente (de cozinha) sem cor pode ajudar, mas dificilmente tira a mancha sozinho.

Outra solução possível é aplicar água oxigenada diretamente sobre a mancha, deixar cerca de 20 minutos e depois lavar com água quente, mas esta opção pode clarear a peça na região em que foi aplicada, então é melhor utilizá-la em roupas brancas ou claras.
Se não funcionar, você também pode tentar aplicar água com bicarbonato de sódio sobre a mancha, deixar de molho e depois lavar com água e sabão.

Se ainda não deu certo, tente aplicar suco de limão e depois lavar bem com água e sabão. Se ainda não saiu, há a opção de usar vinagre branco sobre o local e depois lavar bem.

Tinta de Parede
Normalmente sai com querosene, gasolina ou benzina, mas lembre-se dos cuidados para aplicar a benzina sem manchar ainda mais. Deixar de molho em aguarrás também funciona.

Vinho
Esta é uma mancha difícil de tirar. Aja rápido, lave na hora com água (se possível morna) e sabão. Alguns restaurantes têm sempre um pouco de talco para jogar nesta hora, mas farinha de mandioca ou polvilho também podem ajudar a absorver o liquido derramado.
Se não tiver como fazer algo na hora, ao chegar em casa esprema suco de limão e lave com água quente. Outra saída é esfregar vinho branco na mancha de vinho tinto e depois lavar com água e sabão. Se for uma roupa branca ainda há a possibilidade de lavar com alvejante sem cloro (jogue sobre a mancha) e depois deixe lave com água, sabão e alvejante à fervura por 30 minutos.

Vela
A parafina da vela derrete com facilidade. Retire o excesso esfregando com o lado sem corte da faca e depois coloque a mancha entre dois tecidos e passe com ferro quente.

Ferrugem
Existe um produto chamado Semorim que pode ser encontrado nos supermercados que resolve o problema. O produto químico responsável pela solução é o ácido oxálico. Se você encontrá-lo em outros produtos concorrentes com este ácido também poderá usar.
A solução doméstica é aplicar suco de limão verde e água morna sobre a mancha. Também resolve. Coloque a roupa para secar em um local que tenha sol.

Blush
Tente tirar com álcool. Se não sair, passar éter embebido em algodão pode ajudar. Lembre de deixar um tecido atrás para transferir a mancha.

Manchas de Punho e Golas
Umedeça a gola e os punhos e esfregue com sabão de coco em pedra. Esfregue bem, mas sem danificar a peça. Deixe de molho por cerca de duas horas. Lave em seguida com água e sabão de coco líquido ou em pó.

Mel
Passe na mancha uma solução de bicarbonato de sódio diluído em água quente. Depois lave normalmente.

Roupas Brancas amareladas pelo Tempo
Não use alvejante a base de cloro, nunca. Se você já usa normalmente, pare de usar. É bem provável que ele seja o problema. Ele branqueia no primeiro momento, mas vai deixando as roupas mais e mais amareladas com o tempo e o tecido fica mais fraco. Neste caso não tem mais como tirar.

Com o tempo as roupas tendem a amarelar e é preciso voltar a alvejá-las. Procure nos supermercados os alvejantes sem cloro. Eles são a base de água oxigenada (peróxido de hidrogênio). Olhe no verso da embalagem (na composição do produto) se está escrito: “peróxido de hidrogênio”, este é o nome químico da água oxigenada. Ele também alveja (branqueia) e não estraga as fibras como os alvejantes com cloro. Você também pode aplicá-lo sobre a maioria das manchas para ajudar a retirá-las. Não use nenhum tipo de alvejante em roupas coloridas, mesmo que na embalagem diga que você pode fazê-lo.
Para reduzir o problema de amarelamento das roupas lave com alvejante sem cloro (com peróxido de hidrogênio, mais conhecido por água oxigenada) em água bem quente. Depois deixe secar ao sol. Repita a operação algumas vezes até clarear bem.

Respingos de Alvejante
Algumas manchas não saem mesmo, como aquelas que aparecem quando respingamos alvejantes clorados, ou seja, que tenham na composição (olhe no verso da embalagem) um produto químico chamado “hipoclorito de sódio” (como na Cândida, Água Sanitária ou outras marcas). Neste caso, só tingindo de novo em uma cor bem escura.

Mancha de Outra Cor (Peças de cores diferentes misturadas na máquina)
Neste caso o que ocorreu é que o corante de uma peça tingiu a outra. Aja rápido. Não deixe secar e lave a quente a peça manchada com alvejante a base de peróxido de hidrogênio (mais conhecido por água oxigenada) até a mancha sair. O problema é que a cor original da peça pode sair um pouco também.

Últimas Dicas
Nunca lave artigos como ternos ou vestidos de seda em água. Neste caso envie a uma lavanderia especializada para lavar a seco. Eles usam alguns solventes que são muito bons para retirar manchas oleosas.

Eu não consegui até hoje tirar as manchas de algumas colas, como a Superbonder. Ela cola bem, mas se respingar na roupa, já era.

Não esqueça que você pode encontrar a água oxigenada nas prateleiras dos supermercados em alvejantes não clorados. Procure na composição no verso da embalagem se está escrito “peróxido de hidrogênio” que é o nome químico da água oxigenada.”

Por Robson Ferreira


( Robson Ferreira é Engenheiro Têxtil formado pela FEI/ SP, com Mestrado em Confection-Habilliment pela Université de Haute Alsace (UHA) na França e DEA (Diplome D’Études Avancés) também pela UHA, MBA pela Fundação Don Cabral e Diretor Presidente da Drezett e Associados Consultoria. )
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário