2 de dezembro de 2010

A Verdadeira História de Papai Noel

Antes de dar mais dicas sobre o Natal, eu não poderia deixar de contar a verdadeira história de Papai Noel. Não podemos esquecer, porém, que a comemoração principal do Natal é o nascimento de Jesus. Pena que muita gente esquece... 

Eu sempre perguntava à minha turminha de catequese "você gostaria que esquecessem o seu aniversário?". Pois é, as pessoas não lembram de parabenizar o aniversariante do dia... O presente que ele gostaria de receber Papai Noel com certeza não pode dar, mas nós podemos: amor, paz, solidariedade, união.

Voltando ao Papai Noel... é uma história muito bonita. Pena que é muitas vezes utilizada para outros fins.

Vamos ler?
"Tudo começou há muitos séculos atrás, onde hoje é um país chamado Turquia. Havia um cristão chamado Nicolau de Mira, um homem muito bom que ajudava crianças e pobres que passavam dificuldade. Após sua morte, ele foi considerado santo pela igreja, e ficou conhecido como São Nicolau (que hoje é santo padroeiro da Grécia e da Rússia).

Mais ou menos em 1500, na Holanda, São Nicolau ficou conhecido com o nome de Sinterklaas. Lá, a história dele se misturou com uma lenda do norte da Europa, sobre um mago que andava em um trenó puxado por renas, e premiava com presentes as crianças boas e castigava as que se comportavam mal. Naquela época, quando os holandeses imigraram para os Estados Unidos, levaram a história de Sinterklaas para lá, e os americanos adaptaram o nome para Santa Claus, mais fácil pronunciar, e criaram uma nova lenda, sobre um bom e alegre velhinho que percorria o mundo em seu trenó no Natal, distribuindo presentes. E no Brasil, ele ganhou o nome de Papai Noel…

Como na lenda dos holandeses o velho mago vivia no frio do Polo Norte, que é perto de lá, num lugar chamado Lapônia (que existe de verdade), este virou o lugar onde mora Papai Noel e suas renas (que são 9: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen). Por isso, mesmo com esse calor danado que faz por aqui no fim do ano, Papai Noel usa gorro e roupa vermelha. Na cidade de Rovaniemi, na Lapônia, região da Finlândia (país vizinho da Rússia), existem realmente renas (um tipo de cervo que puxa trenós para andar na neve) e velhinhos com roupa de frio. Este aqui é o endereço da Joulupukki Cammare (Casa do Papai Noel):

Santa Claus
FIN-96930 Arctic Circle
Rovaniemi - Finlândia

Se você não acredita, existe um site finlandês na internet com fotos e o endereço que já passamos: http://www.santaclausoffice.fi

Todos os anos eles recebem milhares de cartas endereçadas para Seu Nicolau. 

Fonte: Site Dicas para Festas (História do Papai Noel).


Nenhum comentário:

Postar um comentário