10 de outubro de 2011

Feira de Integração da Pituba promove final de semana gastronômico e sustentável



“Preserve a criação: sustente esta ideia” é o tema da 17ª Feira de Integração da Paróquia Nossa Senhora da Luz - Pituba, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Jardim dos Namorados. Assim como o tema, o evento, que será sustentável, tem como objetivo conscientizar a preservação de tudo aquilo que Deus criou. “A Igreja está sempre atenta e preocupada com as questões que afetam o ser humano. A sustentabilidade é uma necessidade primordial para a vida do planeta”, afirma frei Rogério Soares, pároco da Nossa Senhora da Luz.

As dez barracas de comidas típicas de vários estados brasileiros e países, que serão montadas no local, vão separar os materiais recicláveis produzidos durante o evento que será coletado pela cooperativa Canone, que mantém uma parceria com a paróquia. Além disso, haverá uma barraca sobre sustentabilidade que fará um trabalho de conscientização através de fotos, informativos, oficinas e vídeos. 

Os cerca de 20 mil visitantes poderão desfrutar também das atrações artísticas regionais e nacionais, muito lazer, espaço para as crianças, capela para oração e 800 voluntários prontos para servir. Na sexta-feira, 14, Salette Ferreira, cantora católica que faz parte da comunidade Canção Nova, fará o show de abertura.

Coleta e reciclagem – Há quatro meses, a paróquia, através do projeto Reutilize, vem incentivando a reciclagem e a coleta seletiva no Centro Comunitário da Pituba. A cooperativa Canore, com quem a paróquia mantém uma parceria, é responsável por recolher os materiais e levá-los ao seu galpão, que fica no Nordeste de Amaralina. Com o dinheiro da venda destes materiais, a cooperativa sustenta 20 famílias que trabalham na coleta. A Canore atende, além da Pituba, os bairros do Stiep e Candeal e está localizada na Avenida Nova República, s/nº, ao fundo do Parque da Cidade.

Show de solidariedade – Toda a renda arrecadada na feira é investida nos projetos mantidos pela paróquia. O Centro Comunitário da Pituba, que abriga 12 projetos voltados para pessoas de baixa renda e creche São Pedro Nolasco, no Areal, Nordeste de Amaralina, que acolhe 110 crianças. São 24 funcionários e cerca de 230 famílias que recebem uma cesta básica todos os meses.

O resultado da última edição da Feira de Integração viabilizou uma importante reforma na creche proporcionando bem estar e qualidade de vida para as crianças e suas famílias. “Precisamos dar continuidade a esse serviço social, sabendo que a melhor forma de combater a violência da cidade é dando dignidade às famílias menos favorecidas. Essa é a nossa missão.”, afirma frei Rogério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário