2 de junho de 2013

Veja a programação cultural da Copa das Confederações na Bahia






A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia preparou uma programação especial em 22 espaços culturais da capital baiana e em centros de cultura do interior durante a Copa das Confederações 2013, que acontece entre 15 e 30 de junho e servirá como teste para realização da Copa do Mundo de 2014. Somados, são mais de 120 eventos dentro do projeto 'Cultura em Campo'. As atrações, compostas por artistas baianos e de renome nacional, foram divulgadas em coletiva de imprensa na manhã desta terça (28), no bar O Buteco (Pituba), em Salvador.

Entre as atrações em destaque, estão Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Orkestra Rumpilezz, Neojibá, Elomar, Gereba, Raimundo Sodré, Orquestra Sinfônica da Bahia, Lazzo Matumbi, Paulinho Boca de Cantor, Marcia Short, Juliana Ribeiro, Mariella Santiago, Os Nelsons, O Quadro, Bailinho de Quinta, Badi Assad, Márcia Castro, Moreno Veloso, Curumin, Anelis Assumpção e Karina Buhr.

Também serão apresentados ao público representantes da música alternativa da Bahia, que começam a se promover no exterior com o apoio do Programa de Mobilidade e Internacionalização da música baiana, como BaianaSystem e Os Nelsons. No Pelourinho, diferentes grupos de diversas manifestações da nossa cultura popular, como Os Mouros e Marujadas, grupo de Mascarados desfilam pelas ruas, também como parte da programação.

"Estamos fazendo uma conexão entre esporte, futebol e cultura. Nós encaramos o futebol, não apenas como esporte. Futebol no Brasil faz parte da cultura brasileira. [...] É um momento muito especial para o Brasil e para a Bahia e é uma grande oportunidade para deixarmos um legado importante de visibilidade internacional da cultura baiana", disse o secretário da Cultura Albino Rubim no evento, que contou com as presenças do maestro Letieres Leite, do cantor Paulinho Boca e integrantes da BaianaSystem.

Durante o evento, o público poderá aproveitar a diversidade cultural baiana assistindo, além das apresentações de música, espetáculos de teatro, dança, exposições de artes visuais, performances, exibições de filmes, leituras públicas, entre muitas outras atrações, como ações de formação e debates sobre futebol e cultura.


A Sala Principal do TETRO CASTRO ALVES reunirá nomes significativos da música e da dança contemporânea no Brasil, durante o mês de junho.  Os espetáculos começam às 21h e os ingressos serão vendidos a R$ 1. Entre os dias 7 e 10 de junho, a bilheteria estará aberta para troca dos pré-convites. As vendas para todos os espetáculos serão iniciadas no dia 11 de junho.

13 e 14 de junho, às 21h
Gilberto Gil e OSBA - Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmos

18 de junho, às 21h
Encontro das Cuturas Negras, com Carlinhos Brown e Afródromo - Pérolas Mistas

21 de junho, às 21h
Celebração das Culturas dos Sertões - Baião de Nóis

26 e 27 de junho, às 21h
Balé Teatro Castro Alves & Badi Assad - A Quem Possa Interessar

28 e 29 de junho, às 21h
Neojibá & Rumpilezz - Part. Especial de Margareth Menezes

A Programação Baiana de Circo, Dança e Teatro também promoverá, em junho, apresentações na Sala do Coro, sempre às 20h, no Entorno do TCA, entre 16h e 18h, e no Vã Livre do TCA, às 18h30.

SALA DO CORO: 'Dança das Palavras' (17/06), 'Instante Dilatado' (18/06), 'Estórias Africanas' (21/06), 'Siré Obá - A Festa do Rei' (25/06), 'Sebastião (26/06)', 'Opaxorô' (27/06) , 'Namíbia, Não!' (28/06), 'De Sol, De Céu e De Lua' (29/06, às 16h) e 'Entre Nós - Uma Comédia Sobre Diversidade' (29/06, às 20h).

ENTORNO DO TCA: 'É das Palhaças que Eles Gostam Mais' (17/06), 'Colapso' (18/06), 'O Malabarista' (21/06), 'Gráfico Planificado da Violência' (26/09), 'A Alma Encantada do Beco' (27/06), 'A Rádio do Seu Coração' (28/06), 'Ah, Se Eu Fosse Marilyn' (29/06, às 16h) e 'Butô de Bêbado Não Tem Dono' (29/06, às 20h).

VÃO LIVRE DO TCA: 'Das Tripas, Coração' (17/06), 'Bastidores - A Festa que Você Não Vê' (18/06), 'O Circo de Soleinildo' (21/06), 'Circo de um Homem Só' (25/06), 'O Mágico Dimmys' (26/06), 'Maçaroca - Investigações Gambiárricas' (27/06), 'Síntese' (28/06) e 'Das Ruas para Ruas' (29/06).

O MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA (MAM) vai promover uma programação especial dedicada à relação entre futebol e arte, com atividades para o público adulto e infantil em diversos pontos da cidade. O destaque fica para a mostra 'Canal 100 no MAM', entre os dias 14 e 29 de junho, que já encantou o público no Museu do Futebol e em Salvador promoverá exibição especial de filmes com temática esportiva.

Nos dias 16, 23 e 30 de junho, o PÁTIO DO SOLAR DO UNHÃO recebe o projeto 'MAM-BA: Outras sonoridades', no Cinema do MAM, evento musical de entrada gratuita realizado em três domingos e que vai contar com diversas atrações da música baiana.

'Esquizópolis' (Galeria 3 e Capela) - Entre 21/06 e 01/09, terças a domingos, das 14h às 19h
'Tupy Todos os Dias' (Sala do Diretor)- Entre 21/06 e 01/09, terças às sextas, das 14h às 18h
'Lunar: Fotografia na Bahia, Agora' (Solar Ferrão) - Entre 20/06 e 01/09, das 12h às 18h
'Jogando com a Imagem' (Cinema do MAM) - Entre 14 e 29/06
'Baba na Ladeira' (Ladeira da Conceição da Praia e Ladeira do MAM-BA) - Entre 17/06 e 19/06, às 14h30
'Fila do GIA' (Fonte Nova) - 18/06, às 17h
'Cinefoot: Festival Internacional de Cinema de Futebol' (Cinema do MAM) - 28 a 29/06
Samba Chula de São Braz e Dão & Caravana Black (Cinema do MAM) - 16 de junho
OQuadro + Os Nelsons e BaianaSystem (Cinema do MAM) - 23 de junho
Lazzo Matumbi e Márcia Castro (Cinema do MAM) - 30 de junho

O CENTRO CULTURAL DE PLATAFORMA
comemorará em junho, entre os dias 15 e 30 de junho, sempre às 16h, a reabertura com o 'VII Festival das Artes Caldeirão Cultural - Lá no Fundo do Quintal'.

15 de junho
Xará Sound System, Banda Tallowah e DJ Jarrão

16 de junho
Baba dos Artistas (às 7h), Só Samba de Roda (às 10h)

19 de junho
Banda Samba e Simplicidade

22 de junho
Banda Samba Sem Comparação

30 de junho
Banda Tallowah (a partir das 13h)

O ESPAÇO CULTURAL ALAGADOS contará com a exibição dos jogos do Brasil e os jogos da semifinal e final da Copa das Confederações, realizando na seqüência shows de grupos e artistas locais. A programação, que começa sempre às 16h, será gratuita.

15 de junho
Apresentação do grupo de dança Semente do Amanhã

19 de junho
Grupo de dança afro Estrela da Liberdade

22 de junho
Banda Japa Som

26 de junho
Apresentação da Capoeira Sol Nascente

27 de junho
Os Agentes

30 de junho
Grupos de dança Renascer Dance e Conspiração (às 13h)

Também será realizado o projeto Terça Cultural Especial, que acontece em toda última terça-feira do mês no espaço e, no dia 25 de junho, período da Copa, contará com apresentações de grupos e artistas locais.


O ESPAÇO XISTO BAHIA terá a programação voltada para a reflexão dos limites entre Esporte, Arte e Cidade. No período do evento acontecerão debates, apresentações cênicas, ações formativas e atividades lúdico-recrativas.

15 de junho
9h - Oficina de musicalização para crianças, com o grupo Canela Fina
9h às 11h - Contação de histórias e brincadeiras
11h - Espetáculo cênico-musical do grupo Canela Fina

16 de junho
9h às 13h - Sessão Xicrinha |Café da manhã, exibição de filmes e apresentação do grupo Leituras Musicadas

17 de Junho
18h - Abertura da exposição A de fora é minha
19h - Ciclo de debates Dança e Esporte - Interfaces possíveis
20h - Mostra Hip Hop Consciência - curadoria: Dj Branco e Ananias Break

18 de junho
9h às 18h - Ciclo de debates Dança e Esporte - Interfaces possíveis
20h - Show Novo Endereço, de Neila Kadhí

19 de junho
9h às 13h - Ciclo de debates Dança e Esporte - Interfaces possíveis
13h - Espetáculo de dança de rua Bolero de Quatro | João Rafael Neto

26 de junho
A combinar - Oficina de Parkour

27 de junho
A combinar - Oficina de Parkour

29 de junho
11h - Espetáculo cênico-musical do grupo Canela Fina

30 de junho
9h às 13h - Conta e Cria, Cria e Conta |Ciclo de contação de histórias| Papinho Filosófico

No COMPLEXO CULTURAL DOS BARRIS, que inclui as salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira, escadaria da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Quadrilátero da Biblioteca e a Galeria Pierre Verger, em junho, receberá o 'CINESomBA', que vai unir cinema, audiovisual e música em um único evento. Mostras e instalações, além de exibições em videomapping e transmissão do jogo do Brasil, estão na programação que se estende entre os dias 14 e 16 de junho, das 9h às 22h, com entrada franca.

Na lista de filmes, traços da música da Bahia aparecem em curtas, médias e longas-metragens. Ao final de cada dia, um show encerra as atividades em conexão com o que foi visto nas telas, trazendo André Luiz Oliveira, Márcia Castro, Curumun, Anelis Assumpção, Karina Buhr, Mariella Santiago e Moreno Veloso.

14 de junho
Curtas: 'O Alquimista do Som' (Walter Lima), 'Solange Tô Aberta' (Claudio Manoel), 'Hip Hop com Dendê' (Fabíola Aquino) e 'Brasilianos' (Claudia Chávez)
Médias e Longas: 'O Irrecuperável' (Marcela Bellas), 'Filhos de João - Admirável Mundo Novo Baiano' (Henrique Dantas), 'Cacau do Pandeiro - O Mundo na Palma da Mão' (Marcio Santos) e 'A Mensagem de Fernando Pessoa - Mito e Música' (André Luiz Oliveira)
Shows: André Luiz Oliveira

15 de junho (Jogo Brasil X Japão)
Shows: DJs Edbrass e Maira, Márcia Castro, Curumin, Anelis Assumpção e Karina Buhr

16 de junho
Curtas: 'O Novíssimo Baiano' (Hélio Rodrigues).
Médias e Longas: 'Efeito Bogary' (Rodrigo Luna e Renato Gaiarsa), 'Os Doces Bárbaros' (Jom Tob Azulay), 'Úteros em Fúria - Uma Videobiografia' (Chico Castro Jr.), 'Samba-Reggae: A Arma É Musical' (Maíra Cristina) e 'Sonora Rio Bahia' (Jasmin Pinho)
Shows: Mariella Santiago e Moreno Veloso fazem homenagem a Caetano Veloso


A FUNDAÇÃO PEDRO CALMON destaca em sua programação, em junho, a exposição 'É Festa! Copa das Confederações no Brasil', que apresentará um breve histórico do futebol e algumas curiosidades, hábitos, costumes dos brasileiros na preparação para a Copa das Confederações. A mostra trará imagens de torcedores, times e materiais utilizados no futebol e será aberta na Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Sala de Exposições do 2º andar, dia 10, às 8h30.

O Seminário Novas Letras: O Futebol e a Literatura, acontecerá no Quadrilátero da BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA, dia 19, às 17h. O público assistirá ao jogo Taiti e Nigéria, em Itaparica, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr, dia 17, às 15h, com a presença do comentarista Pedro Augusto Macedo Mesquita, que falará sobre a importância da realização da Copa no Brasil, os times participantes, e ao final do jogo fará comentários sobre a partida.

Na BIBLIOTECA PÚBLICA THALES DE AZEVEDO, no Costa Azul, será realizada a contação de história 'O Grande Dia', de Patrícia Secco. Após a atividade será confeccionado, com material reciclado, a 'Caxirola' criada pelo músico Carlinhos Brown para ser o 'instrumento musical' da Copa de 2014. Essas atividades acontecem dias 11 e 13, às 10h e 15h. Acontecem, ainda, as leituras públicas sobre contos e crônicas de futebol com ficcionistas baianos, no Complexo Cultural dos Barris.


O CENTRO DE CULTURAS POPULARES E IDENTITÁRIAS promoverá, em junho, nas ruas do Pelourinho e na praça do artesanato, os seguintes encontros de manifestações populares da capital e do interior:

14 de junho, às 17h
Encontro de Cheganças de Mouros e Marujadas, com as seguintes manifestações: Zezinho Aboiador e Marujada de Curaçá (Curaçá); Repentista (Coité/Serrinha); Bonecões Mamulengos + banda (Salvador); Banda de Pífanos Pau Ferro (Jacobina); Chegança de Mouros de Arembepe (Camaçari); Mouros & Cristãos (Caravelas); Chegança Feminina Barca Nova (Saubara); e a Marujada dos Negritos de São Benedito (Prado). 

18 de junho, às 17h
Encontro de Grupos de Mascarados apresenta  Repentista (Coité/Serrinha); Bonecões Mamulengos + banda (Salvador); Zambiapunga (Nilo Peçanha); Caretas e Bombachos do Acupe (Santo Amaro); Mandus & Cabeçorras (Cachoeira); Grupo de Caretagem (Bom Jesus da Lapa); e Mascarados (Maragogipe).

21 de junho, às 17h
Encontro de Samba de Roda, Samba Chula e o Encontro de Capoeira, Maculelê trazem à cena o Repentista (em Coité/Serrinha); os Bonecões Mamulengos, Orquestra de Berimbau, Capoeira Angola, Capoeira Regional (Salvador); o Samba de Lata de Tijuaçu (Senhor do Bonfim); o Samba de Roda Raízes de Santo Amaro (Cachoeira); a Barquinha de Bom Jesus dos Pobres (Saubara); Sambadeiras de Mutá (Vera Cruz); e o Maculelê Neto de Popó (Santo Amaro).

29 de junho, às 17h
Encontro de Grupos de Manifestações de Raízes Brasileiras apresenta as manifestações Repentista (Coité/Serrinha); os Bonecões Mamulengos e o Afoxé Filhos de Ghandy (Salvador); Zambumba dos Índios Kaimbé (Euclides da Cunha); Congos & Reinados (Cayrú); e Negros Africanos (Belmonte). Encontro de Ternos de Reis, Reisados, Bois e Burrinhas apresenta as manifestações Terno das Flores de Matarandiba (Vera Cruz); Terno dos Reis Magos (Tanquinhos de Lençóis); Burrinhas de Taperoá (Taperoá); e o Rancho do Boi (Salvador).


O CINE-TEATRO SOLAR BOA VISTA, localizado a menos de 1 km da Arena da Fonte Nova, haverá exibição dos três jogos do Brasil, incluindo o jogo que será realizado em Salvador, Brasil x Itália. Na seqüência haverá uma atração musical, seguida de discotecagem com os DJ Riffs, DJ Adriana Prates, Coletivo Noz Moskada. A programação será nos dias 15, 19 e 22 a partir das 16h.

No dia 22, além do DJ acontecerá o show de Juliana Ribeiro e convidados. A edição especial do Solar de Virote conta com mais de 24h de atividades que acontecem tanto no Cine Teatro Solar Boa Vista, quanto no Parque Solar Boa Vista, na área externa.

Além de apresentações artísticas diversificadas, como Bailinho de Quinta, Cascadura, Paulinho Boca e Márcia Short, o Solar de Virote contará com intervenções na área externa, além da exibição dos jogos do dia 30 (semi-final e final).

O ponto alto do Solar de Virote são os shows que acontecerão ao longo de toda a noite e madrugada. A ação terá início em 29, a partir das 19h, e seguirá até o dia 30, incluindo nestes dias a exibição dos jogos da semi-final e final da Copa. A primeira atividade será um cortejo de tambores pelo Parque Solar Boa Vista, envolvendo os grupos percussivos e de dança do próprio bairro e trazendo o público para dentro do Solar.


A CASA DA MÚSICA, em Itapuã, oferecerá uma programação cultural intensa para os moradores do local e os turistas que estarão na cidade, aproveitando a vocação poética da lagoa do Abaeté. Para o 'Casa da Música Itapoã Festival', serão utilizados os espaços Casa da Música e o Circo (na Praça de eventos do Abaeté), nos dias 26, 27 e 28 de junho, a partir das 19h.

No dia 22, a partir das 16h, o 'Dia de Jogo = Dia de Festa', será exibido o jogo Brasil x Itália, seguido de grupos artísticos; neste dia também será realizada a primeira edição do Arraiá Casa da Música. Serão realizadas, na Casa da Música, nos dias 26, 27 e 28 a partir das 9h, as oficinas de Dança Afro, Grafite, Guitarra Baiana, Forró, Percussão, Bateria, Break, Hip Hop e de Experimentação Musical na Casa da Música, além das Oficinas de Circo e Customização que serão realizadas na lona de Circo.

A partir das 23h do dia 28 até o amanhecer do dia 29 de junho (dia de São Pedro) o Circo se transformará em um espaço de celebração da cultura nordestina, simbolizada pelas festas dos santos de junho. Além do tradicional forró pé de serra, serão promovidas rezas de Santo Antônio, culinária típica e um cenário que nos remete as festas do interior.


OUTRAS EXPOSIÇÕES:
'O bairro do Comércio' (Museu Tempostal) - Até 13/10, terça a sexta, das 10h às 18h.
'LUNAR - Fotografia na Bahia, agora' (Solar Ferrão) - De 14/06 a 01/09, terça a sexta, das 10h às 18h
'O Jogo só acaba quando termina' (Palacete das Artes) -  De 18/06 a 11/08, terça a sexta, das 13h às 19h
'Mário Cravo Jr. Esculturas' (Palacete das Artes) - Até 01/09, terça a sexta, das 13h às 19h
'Rio Vermelho, dos Artistas e das Artes' (Palacete das Artes), terça a sexta, 13h às 19h
'Cinema no Palacete' (Palacete das Artes), 18/06 a 28/06, às 16h30


INTERIOR DA BAHIA:

O Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, exibe, no dia 15, o jogo Brasil X Japão e na sequência o show Banda Timbre, com participação de Goretti Figueredo.  No dia 22, será exibido o jogo Brasil X Itália, seguido do show Banda Arquivo Nordestino. No dia 30, serão exibidos os jogos da semifinal e final e na sequência o show das Bandas Maryzelia e Os Coisinho. A programação tem início sempre às 16h.

O Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, exibe, no dia 15, o jogo Brasil X Japão e, na sequência, o show da Banda Miragem. No dia 22 será exibido o jogo Brasil X Itália e, na sequência, o show do cantor Flávio Baião. No dia 30, serão exibidos os jogos da semifinal e final, seguidos do show da banda Samba de Mesa. A programação tem início sempre às 16h.

O Centro de Cultura de Porto Seguro exibe, no dia 15, o jogo Brasil X Japão e na sequência o show de Netos de Gandhy. No dia 22 será exibido o jogo Brasil X Itália e, na sequência, acontecerá o show da Banda Forasteiros. No dia 30, serão exibidos os jogos da semifinal e final e na sequência o show de Abel Chaves. A programação tem início sempre às 16h.


Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/cultura-em-campo-programacao-completa/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário